Pesquisar este blog

Para todos.

Entre. Fique à vontade.
Você tem aqui um espaço pra consulta, pra estudo, pra questionamentos e pra trocas. Faça perguntas, se quiser, ou insira comentários.
Para procurar um assunto específico, faça uma busca nos marcadores.

A Literatura é um espaço para reflexão.

Quanto mais evocarmos a musa, mais presente ela se faz.


domingo, 22 de abril de 2012

Barroco


A Deposição[1].


O Barroco foi um movimento cultural e artístico, marcado por uma visão pessimista da vida, conseqüência da crise econômica e social, vivida pela Europa, e das desilusões acerca dos ideais humanistas e renascentistas.
O período a que chamamos Barroco se deve ao momento em que a sociedade se vê diante das consequências da Reforma Protestante, iniciada em 1517 por Martinho Lutero e que dividiu a Igreja entre católicos e protestantes.
Estas ideias puseram em risco o poder da Igreja, ao que ela responde com o movimento de reação chamado de Contra Reforma, e que tinha intenção de impedir o avanço do protestantismo. O estilo barroco floresce quando a Igreja Católica busca a consolidação de seu poder.

Dentre os atos mais importantes da Igreja católica dessa época temos:
1. A instituição do Tribunal do Santo Ofício, ou Tribunal da Inquisição
2. A criação da Companhia de Jesus.

 Práticas da Inquisição[2]

Contradições, no âmbito religioso, que tiveram forte influência sobre a arte do período, produzindo o desencanto do homem com o próprio homem, assumindo assim uma postura anticlássica, que instaura um mundo ambíguo e dicotômico, dividido entre o catolicismo e o protestantismo, entre a fé e a ciência, que dá espaço à estética barroca.

Contexto social e histórico


Em 1578, o rei de Portugal, D. Sebastião, com apenas quatorze anos, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir na África, não deixando herdeiros diretos. Seu tio, Cardeal D. Henrique, assumiu o poder por dois anos, mas, em 1580, o rei da Espanha Filipe II, herdeiro mais próximo da coroa portuguesa, anexou Portugal a seu país. Foi um dos períodos mais negros para a história de Portugal e culturalmente, um período de grande estagnação. O grande império perdeu seu líder e caiu sob o domínio espanhol até 1756, momento denominado de Restauração.

O desaparecimento de D. Sebastião incitou o imaginário popular, dando origem a um posicionamento místico denominado Sebastianismo, no qual muitos acreditavam no retorno de D. Sebastião, como um salvador, um messias.

Após a Reforma Protestante, a Contrarreforma da Igreja Católica acirra a perseguição aos “infiéis”, procurando recuperar sua posição de destaque perdida com o Renascimento. A Inquisição torna-se uma das instituições mais fortalecidas que, além de comandar a censura, condenava à morte os traidores da fé católica. A Companhia de Jesus toma frente no processo de catequização e reforça os ideais religiosos, principalmente nas colônias, como o Brasil.

Nessa época, há uma constante tensão entre o Antropocentrismo e o Teocentrismo. O homem se vê dividido entre as novas concepções renascentistas e os valores medievais abandonados. Assim, o Barroco surge como expressão desse conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade intensa, vivida na Idade Média; duelo entre a razão e a fé, entre o material e o espiritual.

O Barroco no Brasil


Somente no Barroco é que podemos começar a falar de uma Literatura Brasileira, pois encontramos uma produção literária com preocupação estética, que despe-se dos valores da corte e reflete a realidade brasileira.
O Barroco foi o estilo artístico dominante na Europa durante o século XVII e primeira metade do século XVIII. Caracteriza-se pela abundância de ornamentos e pela ousada elaboração formal, que se vale do uso de recursos retóricos, tais como as alegorias e o uso de figuras de liguagem, como a antítese e o paradoxo, cujo objetivo é mostrar desconforto.
No Barroco, a forma poética é encantadora e erudita, mas é apenas um disfarce para o conteúdo que valoriza a tensão e o conflito, na maioria das vezes, abordado com ironia ou malícia; reflexos de uma época angustiada, em que se evidencia a crise do renascimento.
No Brasil a estética barroca teve influência direta da coroa portuguesa que, mantida sob o jugo espanhol até 1640 não acompanhou as descobertas científicas ocorridas entre os séculos XVII e XVIII no resto da Europa, por conseguinte permaneceu no obscurantismo medieval.
No Brasil, o Barroco coincide com o momento de grande exploração da colônia pelos portugueses. Dessa forma, a aristocracia colonial brasileira, ou aristocracia crioula já revela um sentimento de independência que transparece nos textos literários da época. Por isso diz-se que o Barroco no Brasil foi "crioulizado", isto é, misturou a tendência europeia com a visão local, nativista e negra.
As invasões estrangeiras do Rio de Janeiro ao Maranhão, nos séculos XVI e XVII, foram responsáveis pelo despertar de uma consciência colonial, que somada à decadência da cana-de-açúcar, posiciona-se contrariamente ao absolutismo monárquico.
No Brasil, o Barroco inicia em 1601, com o poema épico de Bento Teixeira chamado Prosopopéia, e atinge seu apogeu com o poeta Gregório de Matos e com o orador Pe. Antônio Vieira.


[1] Óleo sobre tela de Michelangelo Merisi da Caravaggio, 1604. Pinacoteca Vaticana, Roma. http://mv.vatican.va/3_EN/pages/x-Schede/PINs/PINs_Sala12_01_049.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário