Pesquisar este blog

Para todos.

Entre. Fique à vontade.
Você tem aqui um espaço pra consulta, pra estudo, pra questionamentos e pra trocas. Faça perguntas, se quiser, ou insira comentários.
Para procurar um assunto específico, faça uma busca nos marcadores.

A Literatura é um espaço para reflexão.

Quanto mais evocarmos a musa, mais presente ela se faz.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gil Vicente (1465 - 1536)


Em 1502, encena sua primeira peça, o Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação, na câmara da rainha D. Maria, em comemoração ao nascimento do futuro rei D. João III.

Durante trinta e quatro anos, Gil Vicente fez com que mais de quarenta peças fossem representadas, nos dando um amplo panorama da sociedade portuguesa da época.

Valeu-se de elementos tipicamente populares desenvolvidos na Idade Média, como as narrativas das novelas de cavalaria, os milagres e mistérios que eram provavelmente encenados nas igrejas e as farsas com objetivos satíricos. A isso tudo acrescentou a comicidade, a religião, o mistério, o lirismo trovadoresco e a crítica social. Esta última característica pode ser considerada seu traço mais humanista.

Segundo o crítico literário Massaud Moisés, as peças vicentinas são apenas indicações para a atuação. Cabia então ao ator, improvisar sobre o texto base, ampliando as falas e incluindo mímicas.

Características do teatro vicentino:

teatro alegórico

Objetos e personagens que representam abstrações ou idéias como o Bem e o Mal.

personagens tipo

Representam uma determinada classe social, profissão, sexo, idade

teatro cômico e satírico

A maioria das peças são comédias de costumes, seguindo o lema latino de Plauto: “ridendo castigat mores” (pelo riso corrigem-se os costumes)

Outras características: ruptura da linearidade temporal e despreocupação com a verossimilhança; falas das personagens em versos; linguagem apresenta aspectos arcaizantes.

Comicidade

comicidade de caráter

as características psicológicas das personagens levavam ao riso. Pero Marques (Farsa de Inês Pereira) é tímido, simples e sem modos

comicidade de situação

as atitudes das personagens eram cômicas. Pero Marques ao pedir Inês em casamento comportou-se como um simplório, que mal sabe sentar-se em uma cadeira

comicidade da linguagem

o autor utilizava vários recursos linguísticos como ironia, trocadilhos, ditos populares, gírias e palavrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário